Moldar os investimentos de amanhã: Um triunfo da colaboração na Africa Early Stage Investor Summit 2023
                            
                            Abel  Chipepe
                        
                        A Africa Early Stage Investor Summit 2023 foi concluída com um sucesso retumbante, reunindo mais de 350 investidores, fundadores e líderes da indústria de todo o continente. A cimeira de dois dias, organizada conjuntamente pela VC4A e pela African Business Angel Network (ABAN), serve como plataforma central para discussões robustas, networking e colaboração, impulsionando o cenário africano de investimento em fase inicial.
AESIS connects the early stage (angel) investor networks with VCs, mapping a path for founders’ fundraising journeys. The exchange of knowledge and experiences between the two is invaluable to the startup ecosystem, directly supporting founders in their entrepreneurial adventures.
– Vincent Hoogduyn, CEO of VC4A.
Masterclasses e sessões de breakaway:
Os participantes mergulharam em uma série de masterclasses e sessões de intervalo, cobrindo tópicos cruciais como A receita vencedora para Colaboração de Acordo e A Anatomia do VC Corporativo Eficaz, bem como uma série de parceiros da AESIS cobrindo Impacto em colaboração com o Centro de Finanças Sustentáveis da África do PNUD, e Gênero Lens Investing em colaboração com a iniciativa She Wins Africa da IFC.
Notavelmente, tivemos a Mesa Redonda de Investimentos Anjos que foi o lançamento do Relatório da Pesquisa de Investimentos Anjos ABAN 2023 – A pesquisa sobre a rede de anjos do ABAN indica que 2.058 investidores anjos investiram mais de US$ 22,5 milhões em 408 negócios, de 5.743 inscrições recebidas, em um tamanho médio do ticket de US$ 55,2 mil no primeiro e segundo trimestre de 2023.
Manhã de Negociação:
Em parceria com VC4A, SU Launch Lab, Next176, JICA, GIZ SAIS, MADICA e Founders Factory Africa – 28 fundadores subiram ao palco para mostrar os seus negócios juntamente com os investidores presentes. Esta configuração facilitou ligações significativas não só entre empreendedores e investidores, mas também entre investidores, desbloqueando potenciais coinvestimentos.
Evento paralelo do ecossistema:
O 2º Ecosystem Side Event oficial ocorreu no sábado, dia 2 de dezembro, no espaço de coworking WomHub, destacando a relação simbiótica entre Organizações de Apoio ao Empreendedor (ESOs) e investidores. Painéis, estudos de caso e apresentações como The ESO as an early stage investidor, de Cindy AI da Dream VC, destacaram os esforços colaborativos que impulsionam o desenvolvimento do empreendedorismo e oportunidades ativas para esforços de cocriação e inovação progressiva.